top of page

Dicas!

Marinheiro de primeira viagem? Veja o que preparamos para você ter uma estadia tranquila.

Juntar a galera e ir acampar! O passeio mais barato que existe um dos mais legais, independentemente de onde ir, se praia, campo ou montanha.

1 – Primeiro passo:

Saber aonde ir.

Faça seu roteiro, como chegar, se vai de condução ou carro. Veja com seus amigos ou parentes qual o local que irá agradar a todos. Já com seu destino escolhido, é hora de encher a mochila.

2 – O que levar?

Primeiramente, vá de mochila e não de malas com rodinhas ou coisas assim. Dependendo do seu destino caminhadas não são amigas de malas de viagem. O campista é um mochileiro nato, mas cuidado com o peso. Muita gente leva a casa e no meio do caminho a mochila parece um elefante amarrado nas suas costas!

Vamos fazer uma lista básica para um final de semana no camping:

1 – Um cobertor de solteiro (se for para um local que faz frio a noite) ou saco de dormir.

2 – Um par de jeans (vá vestido(a) com eles).

3 – Um par de tênis (também vá com eles, evita peso na mochila).

4 – Duas camisetas (e uma no corpo).

5 – Um par de calças de moletom para dormir.

6 – Um casaco (caso esteja ou a previsão seja de frio)

7 – 3 pares de roupas intimas (cuecas, calcinhas, sutiãs e meias).

8 – Roupas de banho (meninos geralmente nem levam, mas as meninas sim). Mesmo indo para o campo, há a possibilidade de pegar um solzinho!

9 – Dois pares de shorts ou bermudas (não leve mais que isso).

10 – Itens de higiene pessoal (papel higiênico, escova e pasta de dentes, sabonete, shampoo). Não leve dezenas de cremes para cabelo, corpo, mãos e pés. São o que chamamos excesso de lastro! Você não irá morrer sem eles por dois dias!

11 – Uma toalha de banho e uma de rosto.

12 – Repelente (é sempre bom levar um tubinho de repelente. Mosquitos estão em toda parte). Leve analgésicos e antiácido, mas não vá levar a farmácia toda!

13 – Seus utensílios: Um prato plástico, talheres (garfo, faca e colher). Um cantil ou squeezer e uma caneca.

14 – Lanterna (hoje os celulares trazem lanterna, mas é melhor economizar sua bateria). Cada campista deve ter a sua, assim não fica na dependência dos outros pedindo “ilumina aqui?” a cada 10 minutos.

Não leve travesseiro, ursinho de pelúcia entre outros supérfluos. Lembre-se que tudo isso estará nas suas costas!

Também não leve aparelhos de som ou caixas. Você vai acampar e não fazer um baile. Aproveite os sons da natureza.

O violão é sempre bem-vindo no camping, desde que alguém saiba tocar! Porém apenas um! Outros instrumentos são dispensáveis. Ah, uma gaita bem tocada também é legal.

Os itens coletivos devem entrar na lista como:

1 – Fogareiro.

2 – Panelas.

3 – Mantimentos.

4 – Fósforos ou um isqueiro.

5 – Um frasco de inseticida (caso vá para área de mata).

Faça a lista do mercado para um final de semana. Não leve muita coisa e cuidado com perecíveis como carnes, leite e frios.

Bebidas em garrafas de vidro devem ser bem acondicionadas.

Caso não queira cozinhar, escolha um camping com lanchonete e será um trabalho a menos. Mas é uma curtição as gororobas de acampamento!

Barraca:

O item principal do campista.

Hoje temos dezenas de tipos de barracas. Leves, resistentes e aconchegantes. Porém é um item que você usará 70% para dormir e guardar seus badulaques. Não leve barracas enormes se seu grupo for pequeno. Se forem em quatro pessoas, leves duas barracas pequenas (para duas pessoas) ou uma para quatro. Nada daquela barraca-chalé do vovô de lona, 3 quartos e armação de ferro. Aquilo pesava uma tonelada!

Mas eu vou de carro até o camping! Não posso levar o apartamento do vovô?

Se for de carro, claro que pode! Conforto também faz parte do acampamento!

Uma alerta: sempre cheque e veja se todas as partes da barracas estão juntas. Esquecer a lona ou os specks deixa qualquer frustrado!

Segurança:

Acampar em áreas como dentro de florestas pode ser perigoso. A mata é um ecossistema com toda sua biodiversidade e uma vasta variação de insetos e animais, alguns deles peçonhentos, ou seja... venenosos. De formigas, mosquitos, aranhas, cobras e até sapos que até parecem inofensivos, podem causar sérios problemas.

Não se aventure em locais pouco conhecidos ou desabitados. Mantenha sempre a barraca fechada para não ter a surpresa de encontrar novos “inquilinos” indesejados.

Não deixe alimentos expostos, isso atrai uma dezena de insetos e animais. Leve o item 5 acima (inseticida). Passe na entrada da barraca para espantar insetos, principalmente aranhas.

Nunca acenda velas ou lampiões dentro da barraca. O risco de incêndio é enorme! Também não faça fogueiras perto das barracas. Mantenha dois metros de distância. Uma fagulha pode queimar a barraca em segundos.

As fogueiras devem ser feitas cavando um buraco de 30 centímetros de profundidade e circulada de pedras, assim ela dura mais e evita a propagação do fogo no mato seco.

Nunca beba demais. A embriaguez pode causar falta de atenção, além de brigas, discussões e desavenças, bem como chegar ao ponto de coma alcoólico. Beba com moderação para se divertir e não cair de cara na fogueira!

Se for para um camping como o nosso, seja cortês com seus vizinhos campistas. Faça amizades que podem ser duradouras como fiz durante mais de 40 anos acampando pelo Brasil.

Acampar é algo que ao entrar em seu sangue nunca mais sairá. Quando você ver estará acampando com seus netos!

Seguindo essas dicas, sua viagem será algo inesquecível e terá dezenas de aventuras para contar, mas leve o celular e tire quantas fotos desejar e perpetue cada momento conosco ou aonde quer que vá.

 

Essas lembranças são maravilhosas.

Raul Augusto Filho

Campista desde 1979.

1 viagem.fw.png
1 viagem 2.fw.png
tents.fw.png
fogueira2.fw.png
bebedeira camping.fw.png

Bebedeira pode estragar sua

viagem. Não exagere!

diversão.fw.png

Sua diversão estará

garantida!!!

Leve o necessário.

Deixe sua casa em casa!

Não esqueça sua

barraca!

Faça fogueiras seguras.

bottom of page